João Carqueijeiro

Convergências M


Cerâmicas a Norte

As esculturas que realizo trazem consigo fortes texturas e cores de uma natureza (geológica), como que arrancadas de um lugar que o tempo foi construindo. Sem representações, sem mimetismos, apresenta-se em diálogos silenciosos, nos espaços que se vão construindo.

Nasceu em Angola, em 1954. Curso Superior de Desenho na ESAP. Na Escola de Cerâmica de La Bisbal, concluiu os Cursos de Roda, Vidrados de Grés e Raku. É Formador de Cerâmica desde 1985. Tem coordenado Encontros de Artistas e Workshops de Cerâmica. Participou em inúmeras exposições (individuais e colectivas), Bienais de Arte e Simpósios Internacionais, tendo sido várias vezes premiado. Realizou diversos murais cerâmicos. Está representado no Museu da Câmara Municipal de Alcobaça, no Museu do Azulejo, em Lisboa, no Museu Luís de Camões, em Macau, no Museu de Olaria de Barcelos, no Museu da Câmara de Amakusa, no Japão, no Museu da Bienal de Vila Nova de Cerveira, no Museu Amadeu de Souza Cardoso, em Amarante, no Museu Municipal de Resende, bem como em colecções particulares e de outras instituições. Presidente do Júri da Bienal Internacional de Cerâmica de Aveiro 2017. 

Exposições a referir: 2018 – “Floresta”-CC IPVC-Viana do Castelo, “À Superfície” – Casa Branca de Gramido, Gondomar; 2019 – Avilés – exposição no CMAE; 2021 – membro da AIC, Bienal de Gaia, Bienal de Vila Nova de Cerveira. 


Os comentários estão fechados.