Sílvia Marieta

Pintura figurativa em que o ser humano tem destaque. Pretende-se mais que a representação da imagem exterior; o remeter para algo que acontece a um nível mais interno, do emocional ou psicológico. O objetivo também é representar um ser que não seja possível de identificar no espaço e no tempo e ao representar o corpo, sugiro que este é como um invólucro, com uma aparência única e distinta, mas que carrega uma vastidão dentro de si.

Qualquer que seja a técnica, o realismo ao pintar ou desenhar  a figura humana é crucial, de forma a tornar estes seres quase palpáveis, como se uma outra realidade se apresentasse perante os nossos olhos. Através de determinados efeitos técnicos, de composição, repetição ou anulação de elementos, construo estas imagens, numa tentativa de tornar “palpável” algo que não é visível de imediato…

Sílvia Marieta nasce em 1982. Em 1997 inicia-se na pintura a óleo, como autodidata, e como desenhadora retratista. Em 2007 licencia-se em Pintura na FBAUL. Entre 2006 e 2007 colaboradora como desenhadora retratista, no Atelier Paulo Costa, Lisboa. Em 2007 conclui o Curso de Ilustração Científica (Oceanário) e de Desenho Arqueológico (APIA), Lisboa.
A partir de 2010 passa a dedicar-se exclusivamente à pintura, retratos de encomenda e ilustração, e torna-se sócia de inúmeras associações de artistas, que lhe permitem expor com mais regularidade (Círculo Artur Bual, Arték Nusune, Galeria Aberta, L’Agenzia di Arte, entre outras).
Entre 2017 e 2019 realizou uma série de Workshops de desenho e pintura académicos, no AARP, Barcelona Academy of Art, Galeria Roja e The Florence Studio, com artistas internacionais ( Anthony Baus, Glenn Vilppu, Savannah Cuff, Jordan Sokol, Joshua Larock, Ivan Loginov…).
Tem a sua obra representada  em diversas coleções particulares e plataformas online: Galeria Artelibre e “The Guide Artists”.

Os comentários estão fechados.